Sede da Prefeitura
Sede do Poder Executivo e Legislativo de Palma, o prédio localizado na Praça Getúlio Vargas ao lado do fórum foi construído no início do século XX, período que o município se destacava na produção cafeeira na Zona da Mata Mineira, por Firmo de Araújo que ocupava o cargo de presidente da câmara municipal.
Estação Ferroviária
Inaugurada em 09 de junho de 1883 pela Estrada de Ferro Leopoldina, a estação de Palma foi inicialmente chamada de Capivara, provavelmente por causa do nome do local que neste período era São Francisco de Assis do Capivara, até que em 1891 a Vila passou a denominar-se Palma. Os trens de passageiros que iam de Recreio a Palma já não passavam por lá desde 1977, mas foi em 22 de janeiro de 1979 que a Rede Ferroviária Federal suprimiu definitivamente o trecho entre Porciúncula e Cisneiros fechando definitivamente a estação de Palma. Hoje a estação sem trilhos tem seu prédio em bom estado de conservação abrigando o “Centro Cultural Luiz Gonzaga Teixeira de Barros”.
Forum
O prédio localizado em frente à Praça Getúlio Vargas ao lado da Prefeitura Municipal de Palma foi construído no início do século XX, período em que o município se destacava na produção cafeeira na Zona da Mata Mineira, para ser sede da cadeia pública e do fórum da comarca de Palma. Na política, Firmo de Araújo como presidente da câmara municipal, construiu diversos prédios públicos, dentre eles a sede do judiciário.
Armazém da CASEMG
Localizado na rua central do distrito de Cisneiros, o imponente prédio construído na década de 1930, com mais de 100 metros de comprimento e 50 metros de largura foi construído em frente ao prédio da estação para funcionar como armazém regulador do café, produto responsável durante muito tempo pela economia da região. Após a crise de 1929, a economia do distrito passou a se basear na pecuária, pondo fim a atividade do armazém. Apesar de ainda existir, o prédio encontrasse sem nenhuma utilização.