Será o melhor ano da minha vida - 22%
A votação para esta enqueta já encerrou em: Dezembro 31, 2017

A C O N T E C E U !

Dia de Campo: Produção de Água, Conservação do Solo e Preservação da Pastagem

Foi realizado pela Secretaria de Agricultura, Meio Ambiente, Pecuária, Pesca e Aquicultura (SEMAPE), no dia 19 de dezembro de 2017, no Sítio Canto Alegre, do Sr. Ronaldo Barros, o "Dia de Campo: Produção de Água, Conservação do Solo e Preservação da Pastagem" que contou com a presença de diversos produtores rurais do município de Palma e da Região.

Para realização do evento, a SEMAPE, representada pelo Secretário Felippe Hungria, contou com a parceria do BID/IEF através do projeto “Conexão Mata Atlântica” que foi representado pelo sr° Marcelo Massaharu Araki, coordenador do projeto e pelo senhor Dalyson Figueiredo Soares Cunha – Analista Ambiental - CEDEF/IEF  expondo sobre "Adequação Ambiental e Técnicas de Conservação da Água e Solo". Contou também com a  parceria da EMATER/MG Escritório Local de Palma onde o Extensionista Agropecuário II, sr° Rodrigo Garcia Duarte, apresentou em sua palestra o tema "Práticas Conservacionistas x Manejo de Pastagem".

Ambos os temas mostraram a importância da correta escolha da cultura a ser praticada, da preservação das florestas de recarga hídrica (topo de morro), do correto preparo do solo, da preservação das nascentes e principalmente do correto conceito de baixada e da manutenção das várzeas. Após as palestras, houve um agradável Coffe Break e logo após uma caminhada onde foram mostradas as práticas conservacionistas realizadas durante o evento, que incluiu caixas de infiltração de águas pluviais, terraços ou sulcos em nível feitos pelo trator e feitos manualmente e o plantio vegetativo manual em nível. Foi explicado a correta forma de se executar cada prática, sua funcionalidade e os resultados esperados.

Segundo o Extensionista Rodrigo Garcia um evento como este é essencial para o município e foi de grande relevância principalmente após o grande período de estiagem vivido em 2017 "A propriedade rural é uma empresa. Essas práticas realizadas aqui hoje são investimentos nos bens mais importantes dessa empresa: a água e o solo”. O Secretário Felippe Hungria, agradeceu a presença de todos no evento "Todos nós aqui hoje estamos de parabéns. Os funcionários da prefeitura que participaram fazendo os trabalhos na retro escavadeira e no trator e também os funcionários braçais. O IEF, que vem iniciando essa parceria conosco na Secretaria de Meio Ambiente de Palma e estamos de portas abertas para outras parcerias em outros projetos e ainda temos muitas coisas boas para realizar aqui em Palma. E agradecer também a EMATER-MG, através desse grande profissional que é o Rodrigo Garcia que vem nos ajudando muito e prestando um excelente serviço ao município. Mas quero agradecer principalmente aos produtores rurais aqui presentes que serão os multiplicadores de tudo que foi realizado aqui para o nosso município."

O representante do IEF, Marcelo Massaharu, parabenizou o Secretário Felippe Hungria e disse que em 2018 a parceria com o município irá se estender por outros projetos “É difícil ver um envolvimento tão grande de um Secretário Municipal com estes eventos, e o Felippe está de parabéns. Inclusive já estamos conversando sobre novos projetos para o ano que vem e muitos produtores serão beneficiados!”

Produtor, não deixe de procurar a Secretaria de Meio Ambiente de Palma para ficar por dentro dos trabalhos que estão sendo desenvolvidos no nosso município.

Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, plantando ações, para colher resultados!

Palestra IEF                                              Visita aos trabalhos realizados

Palestra EMATER/MG                                                       Café

Adm 2017-2020