Combate à raiva

A Prefeitura Municipal de Palma através da secretaria de Agricultura conseguiu junto ao IMA um profissional para o combate e controle dos Morcegos transmissores da Raiva.

raiva é uma doença infecto-contagiosa do sistema nervoso que tem como agente etiológico o vírus Rabdovírus, que acomete predominantemente os mamíferos. Esta infecção viral é fatal em praticamente 100% dos casos.

Nos bovinos, esta enfermidade representa grandes prejuízos econômicos para o produtor, bem como um grande impacto na saúde pública como por exemplo, só no Rio Grande do Sul este ano, segundo a Secretaria Estadual da Agricultura deste estado, 4 mil animais morreram contaminados pela raiva bovina em 2013.

O profissional especializado no combate a raiva bovina, esteve em Palma nos dias 22 e 23 de agosto onde fez o e mapeamento dos abrigos e a dos morcegos.

O prefeito Walter Titoneli frisou a importância do controle da raiva para a economia do município, uma vez que esta prejudica diretamente o rebanho bovino. Ainda segundo o Sr. Prefeito a prefeitura esta empenhada em auxiliar os produtores rurais em tudo o que for possível.